terça-feira, 31 de março de 2009

der Anfang der Jahreszeit Frühling


Hoje foi o começo da primavera... A temperatura média durante o dia deu um pulo e chegou a fazer 15 graus. Parece que amanhã temos 18 graus e sexta 20 graus!

Hoje dei uma passada na beira do rio... Muita gente fica lá, sentado, olhando o tempo, lendo um livro, conversando ou, até mesmo, tomando cerveja.

Na volta passei numa galeria de arte e a exposição do momento era especial para a Tia Lucinha. Seguem duas fotos.



segunda-feira, 30 de março de 2009

Zoo



Hoje fomos passear no Zoológico de Dresden. Coloquei algumas fotos online.



O Zoológio de BH poderia ae ser bonitinho assim... se a população colaborasse...

bugiganga


Com essa bugiganga aqui eu sei quanto tempo falta para o próximo trem passar na estação do outro lado da rua... então dá pra calcular que horas tenho que descer. :)

Straßenbahn


Se eu estiver correto no que entendi, agora com a carteirinha da TU posso andar de Straßenbahn, metrô e ônibus de grátis dentro de toda essa área do mapa... ou seja, dá pra ir em Meißen, Riesa, Grödiz, Pirna, Altenberg, e várias cidades por perto. :)

domingo, 29 de março de 2009

horá de verão


Hoje começou o horário de verão por aqui... A diferença que antes era de 4 horas agora subiu para 5 horas. Só pra dificultar mais um pouquinho...

sábado, 28 de março de 2009

jackie


Hoje fui com o Robert numa loja e comprei essa jaqueta da foto. Ela é 2 em 1. A parte interna pode ser removida, e assim qualquer uma das partes pode ser utilizada separadamente. A parte de fora é a prova d'água e de vento e deixa o corpo respirar.

Hoje a noite vamos assistir o jogo Alemanha vs. Lichtenstein.

quinta-feira, 26 de março de 2009

letzter Unterricht


Hoje foi o último dia das aulas de alemão. Fomos com o professor para um café onde tomamos café da manhã (Frühstück). Depois voltamos para a escola e recebemos os certificados.

Outras fotos estão disponíveis aqui.

A tarde foi para fazer matrícula na TU Dresden.

quarta-feira, 25 de março de 2009

fotos de cabeceira


Descobri um site para revelar fotos! As primeiras são de graça. :) Mandei revelar e já chegaram! Agora já posso começar a popular os porta retratos! :P

segunda-feira, 23 de março de 2009

Cadillac + TV

Hoje fui com o Robert assistir à Opera Cadillac de Paul Hindemith. Foi legal, mas nada de grandioso... Conheci também o irmão do Robert que cantou no coral da ópera.

Chegou hoje o meu receptor de TV digital e já está funcionado muito bem! vejam

domingo, 22 de março de 2009

eislaufen


Hoje aproveitei para fazer uma limpeza aqui no quarto e tentar diminuir a bagunça da cozinha. Parece que esse povo não gosta muito de lavar as coisas.

Mais tarde fui com o Robert patinar no gelo. Foi muito bom! Ficamos duas horas lá. A amiga dele chamada Gondola (ou coisa parecida) também foi. Ela é clarinetista e sabe patinar bem... então deu algumas dicas que foram muito úteis. :) Depois da patinação fomos ao cinema assisti 'Slumdog Millionaire'. Como eu já tinha visto o filme ficou mais fácil entender as falas, pois aqui cinema é sempre dublado.

Leipzig



Ontem foi o dia da viagem para Leipzig. Apesar da cidade ser maior (em população) do que Dresden, tem menos pontos turísticos, mas é uma cidade muito famosa, por onde passaram muitos nomes importantes da história, como: Bach, Goethe, Mendelssohn, Schumann, Leibniz, Möbius, Herz, Wagner, Lessing, Heisenberg, Nietzsche, e muitos outros...

Fomos em um museu que conta a história da DDR (Deutsche Demokratische Republik). Como foi uma vista guiada, foi bem interessante ouvir sobre a história e ver fotos e objetos antigos. Em frente ao museu fica a estátua que representa as duas ditaduras vividas.

Fomos também nas igrejas: Nikolaikirche (Igreja de São Nicolau) e Thomaskirche (Igreja de São Thomas). A segunda é a igreja onde o Bach trabalhava. Almocei num restaurante de comida italiana, muito gostoso.

Demos algumas voltas pelo centro, passando pela casa de ópera, mercado e estátua do Goethe, que por curiosidade foi feita pelo mesmo artista da estátua do Bach. Para deixar sua assinatura o artista sempre deixa o segundo botão da blusa desabotoado.

E isto foi tudo. Depois pegamos o trem o com uma hora e meia de viagem estávamos de volta a Dresden.

Vejam as fotos aqui.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Das Schloss Pillnitz und sein Schlossgarten


Hoje fizemos um passeio no palácio que era a residência de verão do Augustinho. Os jardins em volta são bem bonitos... vejam as fotos.

Passamos em frente a residência de verão do Carl Maria von Weber e depois seguimos para o Museu da Higiene. Neste museu tem muita coisa sobre o corpo humano, coisas de beleza e sexualidade. É um museu muito bom para levar os adolescentes. Além disso tinha uma exposição (temporária) sobre catástrofes da natureza e a influência do homem sobre o planeta. Foi bem interessante.

+ fotos de Dresden

Aproveitei para colocar umas fotos que tirei no domingo passado.
Para vê-las, basta clicar aqui.

Tem fotos de alguns dos lugares turísticos da cidade: Zwinger, Semperoper, Hofkirche, Fürstenzug e Frauenkirche.

quinta-feira, 19 de março de 2009

tempo


Hoje o tempo estava meio doido... Começou chovendo, começou a nevar e depois fez sol.

Vita-Cola


Ontem saí com o Robert, namorado da Klara. Fomos num café na Neustadt. Lá tive a oportunidade de conhecer a Vita Cola. É uma imitação da Coca-Cola que foi criada na época da DDR (Deutsche Demokratische Republik).

betreuer


Terça-feira fui conhecer meu(s) orientadores. O prédio é Barkhausenbau, no endereço Helmholtzstr. 18. O problema foi achar a sala... Lá dentro é um labirinto e parece não haver lógica na numeração. Você anda, anda, anda, sobre escada, desce escada e fica no mesmo andar, dá mais algumas voltas e não encontra. Depois de andar por todos os lados acabei encontrando. O Professor Hoffmann foi muito simpático. Me apresentou um outro doutor Matthias Wolff, com quem trabalharei diretamente. Me mostrou onde será minha mesa e onde é o laboratório onde ficam os demais alunos. Como aqui é férias não tinha ninguém por lá. Depois ele disse para aproveitar este tempo para estudar alemão e em Abril nos vemos novamente.

quarta-feira, 18 de março de 2009

curiosidade


Destros seguram o garfo com a mão direita no Brasil... na europa é ao contrário, eles seguram com a mão esquerda... e dizem que ficar trocando os talheres de mão, como fazemos na hora de cortar a carne, não é educado.

segunda-feira, 16 de março de 2009

bibliothek

Hoje fomos conhecer a biblioteca da cidade e da universidade... É realmente coisa de outro mundo. :)

Sächsische Landesbibliothek -
Staats- und Universitätsbibliothek Dresden

Vejam algumas fotos:




Além disso o acervo parece ser muito bom... e possuem algumas peças raras importantes, como um manuscrito Maya (só existem 3 no mundo), uma missa do J.S. Bach, uma peça do Vivaldi, outra de Wagner, outra de Weber, dentre outros. Vejam mais no link.

domingo, 15 de março de 2009

Filtro de Papel para Café


Outra curiosidade...

Os filtros de papel para café foram inventados em Dresden, no ano de 1908, por Melitta Bentz.

Para saber mais sobre essa história, leiam aqui.

das Streichholzschächtelchen


Para uma palavra do dia-a-dia até que ela é bem grandinha... :)

das Holz = madeira, lenha, pau
streichen = riscar
die Schachtel = maço
chen = diminutivo

das Streichholzschächtelchen = pequeno maço de madeira para riscar... ou... caixa de fósforos. :)

Berlin


Ontem fui passear em Berlin. Foram 3 horas e meia de viagem na ida e mais 3 horas e meia na volta. Tivemos apenas umas 5 horas para passear na cidade, então foi bem rapidinho. Não deu tempo de conhecer tantos museus, mas passei na porta dos principais. :)

O ponto de chagada foi a Hauptbahnhof. Atravessamos o rio Spree, passamos na porta da Chancelaria e depois fomos até o Deutscher Bundestag (Parlamento). Em seguida, fomos em direção ao Portão de Brandeburgo (Das Brandenburger Tor). Passamos pelo Memorial do Holocausto (Holocaust-Mahnmal), Potsdamer Platz, Muro de Berlin, Checkpoint Charlie, Museu da Comunicação, Deutsche Staatsoper, Berliner Dom, Altes Museum, mercado de pulgas às margens do Spree, Friedrich-List-Ufer e Hauptbahnhof novamente para pegar o trem pra casa.

Já coloquei muitas fotos aqui!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Exkursion zu den Elbschlössern und dem Panometer


Hoje foi o dia de visitarmos os castelos de Dresden (Elbschlösser). São 3 castelos às margens do Rio Elb. Hoje eles são hotel/café/restaurante.

Depois dos castelos fomos ver Das 360°-Panorama „1756 Dresden“. É muito legal! Muito bem feito! E depois, vendo o Making Off, você o quão cuidadoso foi o trabalho de montagem, como foi tudo tão bem feito e pensado. Muito bom!

Veja aqui as fotos do passeio de hoje.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Gläserne Manufaktur


Hoje a tarde fomos conhecer a fábrica da Volkswagen: Gläserne Manufaktur (fábrica de vidro). É bem famosinha essa fábrica... então, talvez vocês já tenham visto em fotos por ai...
Aqui vai o link para um breve vídeo sobre a fábrica.
E agora o link para algumas fotos na região da universidade, perto da Câmara e na fábrica.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Albert Eckhout


Mais uma curiosidade sobre Dresden é que aqui morou, durante dez anos, o pintor do Brasil Holandês, Albert Eckhout.

Feldschlößchen



Hoje fizemos uma visita à fábrica de cerveja Feldschlößchen. Traduzindo o nome, seria "Castelinho do Campos". rsss :D

Essa fábrica foi comprada pela Carlsberg.
Depois da visita teve um lanchinho com degustação. Vejam as fotos aqui.

terça-feira, 10 de março de 2009

muito mais espaço


Hoje chegou o meu HD de 1TB da Trekstor. :)
Agora vou poder guardar todas as fotos, fazer backups e muito mais!

Junto com a caixa havia uma coisa estranha que ainda não consegui descobrir o que é.. :-S
Segue a foto. Se alguém descobrir o que é, me avise!

Acho que deve ser alguma raiz ou caule de planta... Deve ter sido o vizinho do oriente médio que deixou.

Semperoper

Ontem a noite fui assistir a um concerto na Semperoper. Este teatro foi projetado pelo arquiteto Gottfried Semper que foi o mesmo arquiteto que projetou o teatro municipal do Rio de Janeiro. Segue abaixo umas fotos do local:


(por dentro é bem parecido com o teatro do Rio...)

No dia teve uma orquestra universitária japonesa, com muitos e muitos músicos, chamada Waseda Symphony Orchestra Tokyo.



A programação foi:
- Carl Maria von Weber / Ouvertüre zur Oper ,,Euryanthe''
- Richard Strauss / ,,Ein Heldenleben'' op.40
Violine: Yasuda, Marina
- Johnann Sebastian Bach / Präludium und Fuge in Es-Dur BWV 552
für großes Orchester gesetzt von Arnald Schönberg
Ishii, Maki / ,,Mono-Prim'' für japanische Trommeln und Orchester

domingo, 8 de março de 2009

Altenberg

Hoje fui esquiar em Altenberg. É uma cidadezinha quase na República Checa. Vejam o mapa. Para chegar a gente pega o ônibus na Hauptbahnhof, e depois de uns 40min de viagem estamos lá. A cidade é muito pequena mesmo, não tem nada, além da pista de esqui. Não cheguei a subir lá em cima, mas a pista parece ser simplezinha. Hoje aproveitei para relembrar um pouco como é esquiar.



Segue aqui o link para as fotos de hoje!

fotos de alguns lugares aqui perto

Tirei algumas fotos de alguns lugares pertinho aqui de casa.

Vocês poderão ver as fotos clicando aqui.

Nas fotos aparecem: o meu prédio com duas estátuas na frente, o UFA Kristallpalast que fica em frente (é um cinema), várias lojas atrás e a Hauptbahnhof (estação de trem).

sábado, 7 de março de 2009

Chemnitz

Hoje fizemos uma excursão (Rundgang) na cidade de Chemnitz. Fica próxima de Dresden e é a terceira maior cidade da Saxônia. Uma curiosidade é que esta cidade, quando ainda existia a Alemanha Oriental, era chamada de Karl-Marx-Stadt (de 1953 a 1990), em homenagem ao Karl-Marx. Todos devem se perguntar "por quê?". A verdade é que Karl-Marx não nasceu, não morou, e não tem nada a ver com a cidade.

Nesta cidade fomos ao Industriemuseum, um museu sobre a história industrial da cidade e Saxônia. Nets museu três coisa me chamaram mais atenção:
1. A Auto Union que foi uma junção de quatro empresas de automóveis: Horch, Audi, DKW e Wanderer; e por isto o símbolo da empresa. Desta união ficou a atual Audi, cuja logomarca preserva a logo da Auto Union.
2. Um correio diferente que funcionava da seguinte forma: a pessoa coloca uma mensagem dentro de uma cápsula e a mensagem era enviada por meio de tubos até o destinatário.
3. Um Teletipo (Teletype), igual aqueles que foram utilizados durante a segunda guerra, e ainda funcionando com demonstração ao vivo.

Conhecemos rapidamente a biblioteca da cidade e depois alguns prédios antigos, igreja e o monumento em homenagem a Karl-Marx.

Coloquei algumas fotos do passeio na internet. Você poderão ver
aqui.

Stadtmuseum

Ontem fizemos uma visita ao museu da cidade (Stadtmuseum). É um museu apenas como coisas da cidade: obras de arte de artistas da cidade, fotos históricas, documentos e objetos relacionados à história da cidade, em fim, tudo sobre a cidade.

E já que estamos falando sobre a cidade, uma curiosidade é que devido ao clima e o local agradável, por causa do rio Elbe, assim como pela arquitetura barroca e a presença de vários museus e coleções de arte, a cidade de Dresden era conhecida como "Elbflorenz" (a Florença do Elbe).

Döner

Ontem fui conhecer um famoso Döner chamado Babos. Fica na Neustadt, para chegar basta pegar o Straßenbahn na minha estão, Walpurgisstraße, e descer na Albertplatz. Para quem quiser ver o mapa das linhas de Straßenbahn e ônibus, basta clicar aqui.

Döner são aqueles churrascos grecos. Lá experimentei um Dürüm e tomei chá de maçã. Muito bom.

Neste dia foi a despedida de uma das brasileiras que estava aqui. Conheci também cara de Malawi que está fazendo mestrado aqui.

Neustadt

Em uma das atividades do curso fomos conhecer a Neustadt (cidade nova), que na verdade é velha. Essa parte era a cidade nova antes do bombardeio, a cidade velha foi a parte mais destruída pelos bombardeios e depois foi reconstruída, e por isto é mais moderna. :)

Nesta visita conhecemos o monumento em homenagem a Erich Kästner. Ele é mais famosos por obras de literatura infantil e poemas satíricos. Quem quiser pode procurar pelo livro "Cachos e Tranças", "Emílio e os Detetives", dentre outros.

Passamos pela Kunsthof Passage, onde existem duas fachadas bem curiosas, que estão nas fotos abaixo:


Quando fui já estava escuro, então tenho que voltar novamente. Dizem que quando chove aqueles tubos da segunda foto produzem um música.

Por último fomos em um Pub. Lá experimentei a Erdinger e a Eibauer. Pra mim cerveja é tudo igual... Não achei graça.

alemão

Neste primeiro mês estarei estudando alemão. Estou fazendo aulas no Tudias que é uma escola de línguas dentro da universidade. As aulas estão sendo boas. Geralmente temos aulas até 13h e depois do almoço fazemos alguma atividade como: visitar museu, ir em pontos turísticos, usw (etc). No curso existem pessoas de todas as nacionalidades, mas a grande maioria é de brasileiros e japoneses. Na minha sala tem quatro brasileiros, um japonês, uma lituana, uma polonesa, uma neozelandesa (com cara de chinesa), ... acho que só.

o local e o transporte

Eu moro nesse prédio: veja no gmaps
A rua chama: St. Petersburger Straße. A localização é muito boa. Fica em frente ao Ufa-Kristallpalast, onde tem cinema e várias lojas, fica perto da Hauptbahnhof, que é a estação central, onde se pega trem para qualquer lugar e perto do Altmarkt-Galerie, que é um Shopping bem legalzinho. Não fica longe de alguns pontos turísticos também não... dá pra ir a pé... mas é mais fácil pegar o Straßenbahn.

O transporte na cidade é muito bom. Basicamente podemos usar o Straßenbahn (que é um Veículo Leve sobre Trilhos) e ônibus (metrô, que eu saiba é apenas para o aeroporto, Flughafen).

Todo ponto de Straßenbahn possui um letreiro que mostra quando tempo demora para o próximo trem ou ônibus passar. Nos pontos que são para apenas ônibus, geralmente não tem esse letreiro, apenas o papel com os horários que ele passa naquele ponto. Além disso você pode colocar uma aplicação no seu computador ou no seu igoogle e acompanhar quanto tempo falta para o trem passar em um determinado ponto. Outro serviço interessante é que você pode mandar um sms para a DVB dizendo qual a sua estação (Haltestelle) e para qual você quer ir; eles te devolvem uma mensagem dizendo quais as linhas você deve tomar, em quanto tempo o próximo trem vai passar, e qual o total de tempo que você gastará no percurso. Muito bom!

O dia seguinte

Neste dia aproveitamos para resolver muitas das burocracias, é claro que para tanto contamos com a ajuda de duas brasileiras que moram aqui (uma já voltou para o Brasil e a outra fica até Julho). Primeiro fui assinar o contrato da moradia (Studentenwohnheim, moradia estudantil). Depois fomos fazer o registro como morador da cidade (Anmeldung). Aqui vale a dica: após fazer o registro devemos pedir pelo kit de boas vindas. Este kit é muito útil. Além de folhetos, uma agenda e mapas, vem um vale bilhete de uma semana para andar na cidade. Basta pegar esse vale e levar até um escritório da DVB (Dresdner Verkehrsbetriebe Ag), que equivale à nossa CBTU, e trocar o vale pelo bilhete de uma semana. Um detalhe importante: quando você pega o bilhete ele ainda não é valido, só começa a valer quando você carimba ele dentro do trem ou ônibus. Existem bilhetes de vários tipos. Bilhetes para uma viagem, bilhete que dura 4 horas e você viaja o quanto quiser, bilhete para o dia inteiro, bilhete para uma semana ou um mês, e todas estas opções ainda podem ser para uma pessoa, duas + uma criança, ou pequenos grupos.

O próximo passo foi abrir uma conta corrente (Girokonto), extremamente importante, para receber o dinheiro da bolsa. Foi simples e não levou muito tempo... Abri minha conta no Sparkasse (especificamente no Ostsächsische Sparkasse Dresden). Esses bancos Sparkasse são bancos da comunidade local, mas todos os Sparkasse da Alemanha são integrados.

Depois de abrir a conta fomos a um Shopping comer. Aproveitamos para provar a famosa salsicha Bratwürst (salsicha assada). Foi bom, mas dizem que existem outras bem melhores. Aproveitando que estávamos no Shopping resolvi comprar um chip para o celular de uma vez. A minha operadora é a O2. Posso falar para qualquer celular da O2 de graça e com ela tenho uma linha de celular que funciona como telefone fixo quando estou na região da minha casa, isto significa que quem quiser pode me ligar pelo Skype ou outro Voip para o número do fixo e não paga nada.

O próximo passo foi ir até a moradia pegar a chave com o Haussmeinster (a pessoas que administra a moradia). Depois mando fotos para vocês conhecerem... ainda não tirei se quer uma foto em Dresden... O local aqui é legal... a localização é muito boa (em frente ao cinema). :) No meu andar existem uns 10 apartamentos. Cada 2 apartamentos dividem um banheiro. A minha vizinha de frente, que divide o banheiro comigo, é uma Polonesa. A cozinha é uma zona... Parece que os alemães não gostam de limpar as vasilhas deles não... O mais engraçado é que cada andar de cada Wohnheim tem um cheiro diferente. O pessoal fala que difícil mesmo é morar perto de chinês (nada contra você, Shin). Eles costumam fazer uma comida que fede de mais. Dizem que tem um chinês ai que foi expulso da moradia dele porque ele estava criando baratas. Não sei se é verdade ou lenda.

Neste dia também aproveitei para fazer a primeira compra no supermercado. Uma coisa que temos que aprender aqui é que os funcionários não fazem nada para você. Você tem que tirar as compras da cestinha, tem que colocar as coisas rápido na sacola e pagar, tudo correndo, não pode demorar. E a sacola você tem que levar a sua ou comprar uma.

Chegada em Dresden

A viagem foi tranqüila. O vôo foi de Guarulhos para Frankfurt am Main (Aqui é importante especificar, pois existem duas cidade chamadas Frankfurt: Frankfurt am Main e Frankfurt. Frankfurt am Main é a Frankfurt que todo mundo conhece. Frankfurt é uma cidade pequena perto de Berlin. O nome é Frankfurt am Main significando que é a cidade Frankfurt às margens do rio Main). De Frankfurt am Main peguei um vôo direto para Dresden. Dresden é a capital da Saxonia, embora não seja a cidade mais populosa (a cidade mais populosa é Leipzig). Como cheguei no domingo não era possível pegar a minha chave, fiquei então hospedado na casa de um dos brasileiros que moram aqui. Os brasileiros foram muito prestativos e ajudaram muito nesses primeiros dias. :)

Prefácil

Resolvi colocar neste Blog as notícias de Dresden... Assim fica mais fácil contar para todos como estão as coisas aqui. :) Então... sempre que tiver novidades vou postar por aqui. Viele Spaß!