sábado, 7 de março de 2009

O dia seguinte

Neste dia aproveitamos para resolver muitas das burocracias, é claro que para tanto contamos com a ajuda de duas brasileiras que moram aqui (uma já voltou para o Brasil e a outra fica até Julho). Primeiro fui assinar o contrato da moradia (Studentenwohnheim, moradia estudantil). Depois fomos fazer o registro como morador da cidade (Anmeldung). Aqui vale a dica: após fazer o registro devemos pedir pelo kit de boas vindas. Este kit é muito útil. Além de folhetos, uma agenda e mapas, vem um vale bilhete de uma semana para andar na cidade. Basta pegar esse vale e levar até um escritório da DVB (Dresdner Verkehrsbetriebe Ag), que equivale à nossa CBTU, e trocar o vale pelo bilhete de uma semana. Um detalhe importante: quando você pega o bilhete ele ainda não é valido, só começa a valer quando você carimba ele dentro do trem ou ônibus. Existem bilhetes de vários tipos. Bilhetes para uma viagem, bilhete que dura 4 horas e você viaja o quanto quiser, bilhete para o dia inteiro, bilhete para uma semana ou um mês, e todas estas opções ainda podem ser para uma pessoa, duas + uma criança, ou pequenos grupos.

O próximo passo foi abrir uma conta corrente (Girokonto), extremamente importante, para receber o dinheiro da bolsa. Foi simples e não levou muito tempo... Abri minha conta no Sparkasse (especificamente no Ostsächsische Sparkasse Dresden). Esses bancos Sparkasse são bancos da comunidade local, mas todos os Sparkasse da Alemanha são integrados.

Depois de abrir a conta fomos a um Shopping comer. Aproveitamos para provar a famosa salsicha Bratwürst (salsicha assada). Foi bom, mas dizem que existem outras bem melhores. Aproveitando que estávamos no Shopping resolvi comprar um chip para o celular de uma vez. A minha operadora é a O2. Posso falar para qualquer celular da O2 de graça e com ela tenho uma linha de celular que funciona como telefone fixo quando estou na região da minha casa, isto significa que quem quiser pode me ligar pelo Skype ou outro Voip para o número do fixo e não paga nada.

O próximo passo foi ir até a moradia pegar a chave com o Haussmeinster (a pessoas que administra a moradia). Depois mando fotos para vocês conhecerem... ainda não tirei se quer uma foto em Dresden... O local aqui é legal... a localização é muito boa (em frente ao cinema). :) No meu andar existem uns 10 apartamentos. Cada 2 apartamentos dividem um banheiro. A minha vizinha de frente, que divide o banheiro comigo, é uma Polonesa. A cozinha é uma zona... Parece que os alemães não gostam de limpar as vasilhas deles não... O mais engraçado é que cada andar de cada Wohnheim tem um cheiro diferente. O pessoal fala que difícil mesmo é morar perto de chinês (nada contra você, Shin). Eles costumam fazer uma comida que fede de mais. Dizem que tem um chinês ai que foi expulso da moradia dele porque ele estava criando baratas. Não sei se é verdade ou lenda.

Neste dia também aproveitei para fazer a primeira compra no supermercado. Uma coisa que temos que aprender aqui é que os funcionários não fazem nada para você. Você tem que tirar as compras da cestinha, tem que colocar as coisas rápido na sacola e pagar, tudo correndo, não pode demorar. E a sacola você tem que levar a sua ou comprar uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário