quarta-feira, 29 de julho de 2009

dias e noites


O Solstício de verão já passou... foi exatamente às 05:45 (horário UTC) do dia 21 de Junho de 2009. Assim os dias estão começando a ficar mais curtos... veja a tabela desta semana:





quartaquintasextasábadodomingo
nascer do sol5:265:285:295:315:32
pôr do sol20:5620:5420:5320:5120:50

terça-feira, 28 de julho de 2009

Queen


Hoje está passando Live at Wembley na TV.

pearc


Essa empresa alemã chamada PearC.de vende computadores turbinados rodando o Mac OS X. Dizem por ai que eles não pagam as licenças do OS... Veja aqui um cometário num blog.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Alegria de Mineiro


Alegria de Mineiro é poder ir pra estação pegar o trem e realmente pegar o trem. Ô trem baum!

Bautzen


No último domingo fui a Bautzen. É uma cidadezinha bem legal que fica aqui perto, a apenas 50min de trem. Bautzen é também a cidade natal da banda Silbermond.

Veja aqui as fotos do passeio.

Clique aqui para fazer um tour panoramico pela cidade.

a comica origem das palavras



Persiana em alemão é: Jalousie. A palavra não apenas parece francesa, como realmente vem do francês. O detalhe interessante é que jalousie em francês significa inveja. Na Alemanha as perianas servem para expantar os invejosos.

Helen Keller


Ainda não li o livro, mas tenho certeza de que deve ser impressionante e comovente. O livro 'Story of My Life' de Helen Keller relata a sua história de vida e mostra o seu caminho percorrido para vencer os obstáculos das deficiências sensoriais. Helen Keller nasceu uma criança saudável, mas aos 19 meses de vida contraiu uma doença, que apesar de durar pouco tempo, deixou nela uma marca para toda sua vida: Helen Keller ficou cega e surda. Apesar das dificuldades, ela foi a primeira pessoa cega e surda a conseguir um diploma de bacharelado em artes em 1904, aos 24 anos. Uma versão de demonstração do livro pode ser obtida aqui.

sábado, 25 de julho de 2009

Jantar


Agora tive que fazer como os alemães pois a cozinha está infestada de árabes: tive que preparar meu lanchinho e vir comer no quarto. Menu de hoje: sanduiche de torrada de pão de forma, presento, queijo gouda e ketchup do McDonnalds; para acompanhar uma taça de vinho do porto. Enquanto jantava ainda pude assistir um pedaço de Die fetten Jahre sind vorbei na TV, canal EinsFestival.

Thriller


Hoje vi na rua um cartaz: já estão à venda os ingressos para o show Thriller Live, um tributo ao Jacko Wacko, que será em Março de 2010 aqui em Dresden.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Pirna


Hoje no final da tarde fui passear com a Katja, Sonia e Alex em Pirna. Foi apenas uma passeio rápido para aproveitar que o translado é gratuito. :) Pirna já foi residência de Napoleão Bonaparte. Além disse na cidade há umas ruinas do Schloss Sonnenstein, que em certa época fora um hospício e durante a guerra um local de execução, onde mais de 17 mil foram executados. As fotos do passeio já estão aqui.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Problemas

Cada dia estou mais certo de que os problemas que experimentamos em nosso pais são apenas problemas inerentes ao ser humano e, se por hora, se fazem lá mais graves é por puro desejo (ou falta deste) e displicência de um governo que nada governa e tudo usurpa.

Leite Condensado



Quem foi que disse que doce de leite é coisa de mineiro???

Hoje fui na loja de produtos sul americanos, mas só encontrei suco de goiaba para comprar...

No caminho de volta achei uma loja que vende coisas da Russia. A Katja estava comigo e me mostrou uma lata de leite condensado... ainda não abri, mas pela descrição é igual leite condensado do Brasil. Depois fui explicar que podemos cozinhar a lata por algumas horas, na água fervendo, para fazer doce de leite e ela disse que na Russia eles também fazem a mesmíssima coisa! Muito engraçado! E agora? Será que doce de leite é coisa de mineiro mesmo? Eles também têm uma comida que é igual pastel chinês...

Lucky Strike



Outro dia vi na rua uma propaganda da Lucky Strike bem criativa... e depois vi outras... e acabei achando mais alguns na internet. Infelizmente não consegui achar a primeira que me chamou a atenção, mas observando as outras propagandas acho que entendi o que aconteceu... Parece que antes as propagandas não eram obrigadas a colocar os dizeres: 'rauchen kann tödlich sein' (fumar pode matar). Note que esses dizeres aparecem apenas na propaganda do 'iSmoke', mas de cabeça para baixo. Vai ver eles obrigaram a colocar os dizeres 'rauchen kann tödlich sein', com um determinado tamanho, mas não explicitaram a orientação do texto... daí o que fizeram foi colocar, mas de ponta-cabeça. :) Eles devem ter levado uma advertência, e a próxima propaganda deve ser a que eu vi rua: uma caixinha de Lucky Strike com fones de ouvido escutando música, os dizeres do ministério da saúde estavam do jeito certo, e depois vinha a frase 'wie bitte?' (ahm? o que?). Muito engraçado!

Com relação aos outros da figura acima, uma tem o dizer: 'bitte keine werbung einwerfen' (por favor, não distrua a propaganda), pois aqui, apesar de 'primeiro mundo' vemos alguns vidros dessas propagandas quebrados, ou telefones públicos depredados, ou até vitrines de lojas. A outra propaganda é uma gozação com a operadora de celular O2. E a outra apenas para mostrar que o Lucky Strike deixa a sua marca.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lumaz


Este ai é o meu novo amigo: Dekorační Výrobek Lumaz. Para ficar mais fácil podem chamá-lo apenas de Lumaz. Ele veio lá de Praga, de carona comigo. Vai ficar algum tempo aqui em Dresden e já está louco para conhecer BH.

Praha noch ein mal


Surgiu de última hora um convite para ir a Praga novamente. O Estevam estava aqui com o pai e irmã e resolveram alugar um carro (BMW, que aqui é igual Uno Mil, todo mundo tem) para passear. O primeiro destino seria Praga e aí me chamaram para ir. Como a Ana Cláudia estava por perto querendo ir a Praga, disse a ela: vem correndo que podemos pegar carona. Então foi feito, na segunda partimos com eles para Praga. Passemos o dia por lá e no final assistimos o Réquiem de Mozart. Voltamos de noite, apenas a Ana ficou para curtir mais Praga. As fotos já estão disponíveis.

Fotos aqui.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Árvore das Línguas



Bem interessante esse aplicativo para ver a árvores das línguas proto-/indo-européias: clique aqui.

sábado, 18 de julho de 2009

Schlauchboottour



Aqui estão algumas fotos do dia do passeio de bote no Elbe.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Tributo ao Rei do Pop


Olha só o show que vai ter amanhã! O mais legal é o detalhe: Entrada-Especial até 23:30 por 5 euros - usando trajes de Jackson a entrada é grátis. Dependendo eu passo na porta só pra ver a movimentação. :P

Rippando o Blu-Ray


Comprei um Blu-Ray para extreiar o meu leitor de Blu-Ray no computador... o problema é que ainda não têm software para tocar Blu-Ray no Linux... :( Parece que está sendo desenvolvido, e se você baixar a versão direto do SVN e compilar, já tá rolando... mas... não sou tão geek assim. Achei então uma outra solução, que serve a dois propósitos: assistir e rippar os Blu-Rays... e é claro que funciona também com DVDs.

A primeira coisa é extrair o conteúdo do Blu-Ray ou DVD. Para isso usei o makemkv. Depois que tiver extraido dê uma olhada com o mkvinfo para descobrir o que têm no bendito. Daí é só lascar mencoder em cima! Eu estou fazendo assim:


mencoder input.mkv -alang spa -vf scale=640:360,harddup -ovc x264 -x264encopts subq=4:bframes=4:b_pyramid:weight_b:pass=1:psnr:bitrate=1500:turbo=1 -oac faac -ofps 24000/1001 -vobsubout subtitles -vobsuboutindex 0 -slang deu -lavcopts acodec=mp3:abitrate=128 -channels 6 -af resample=48000,hrtf -o output.mp4


É claro que precisa mudar os parâmetros dependendo do que você tem em mãos...

Neste processo acabei descobrindo uma coisa interessante: o mplayer possui um Emulador de Surround para Fones de Ouvido! Muito legal! Basta fazer assim ao tocar o seu vídeo:

mplayer filename -channels 6 -af resample=48000,hrtf

Mais informações aqui.

Google Analytics

Estou usando o Google Analytics para ver as estatísticas de acesso do Blog. É bem legal e os resultados surpreendentes! Descobri que 89% das pessoas que visitam o blog são pessoas conscientes e não usam um browser qualquer só porque veio atrelado a um sistema não operacional chamado Ruindows. Descobri que já tive visitas dos EUA, Suíça, Argentina, Russia, e até Indonésia e Irã! Enfim, é muito boa essa ferramenta do Google! E o melhor de tudo: é grátis! Pra ser melhor ainda, só se fosse open source... mas não podemos exigir de mais... :) Na figura abaixo vocês poderão verificar alguns resultados coletados hoje:

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Caipirinha


Ontem teve festa de despedida do curso de alemão. Fomos um Kneipe na Neustadt chamado Hebedas. Tomei uma caipirinha lá... Onde já se viu fazer caipirinha com gelo moído? Virou Frozen de limão com toque de cachaça.

Nas lojas e supermercados da cidade só se encontra as cachaças: 51, Canarinho e Pitú. Isto comprova que o Brasil só exporta lixo: Paulo Coelho (pelo menos 5 livros diferentes em todas as livrarias), Cachaça 51,... qualquer dia desses vou achar um CD do É o Tchan numa loja.

Mas já que o assunto é caipirinha, aqui existe um mito de que caipirinha tem que ser feita com açúcar mascavo (ou açúcar marrom, que é a única coisa que eles têm por aqui)... De onde será que eles tiraram essa?

Jardim

Segue uma foto do meu jardim à noite...

terça-feira, 14 de julho de 2009

Origem da palavra 'Nice'

Actually, the history of the word 'nice' provides a very good illustration of the untenable nature of this way of thinking. 'Nice' comes originally from two ancient Indo-European roots, '*skei' meaning 'cut', which came down into Latin as the verb 'scire' 'to know', probably via a meaning such as 'be able to distinguish one thing from another', and '*ne' meaning 'not'. The combination of the two forms gave the Latin verb 'nescire' which meant 'to be ignorant of'. This led to the development of the adjective 'nescius' 'ignorant', which came down into Old French as 'nice' meaning 'silly'. It was then borrowed from French into medieval English with the meaning 'foolish, shy' and, over the centuries, has gradually changed its meaning to 'modest', then 'delicate', 'considerate', 'pleasant' and finally 'agreeable' — a very long way in 6,000 years from its original meaning. No one in their right mind, though, would argue that the 'real' meaning of nice is, or ought to be, 'not cutting'.

(The Meanings of Words Should Not be Allowed to Vary or Change, Language Myths, Peter Trudgill)

Um limite para o nível de complexidade...



(...) it was the common belief of many scientist that the level of complexity we can handle is basically a matter of the level of the computational power at our disposal. Later, in early 1960s, this belief was replaced with a more realistic outlook. We began to undestand that there are definite limits in dealing with complexity, which neither our human capabilities nor any computer technology can overcome. One such limit was determined by Hans Bremermann [1962] by simple considerations based on quantum theory. The limit is expressed by the proposition: "No data processing system, whether artificial or living, can process more than 2x10^47 bits per second per gram of its mass."

Using the limit of information procssing obtained for one gram of mass and one second of processing time, Bremermann then calculates the total number of bits processed by a hypothetical computer the size of the Earth within a time period equal to the estimated age of the Earth. Since the mass and age of the Earth are estimated to be less than 6x10^27 grams and
10^10 years, respectively, and each year contains approximately 3.14 x 10^7 seconds, this imaginary computer would not be able to process more than 2.56 x 10^92 bits or, when roimding up to the nearest power of ten, 10^93 bits. The last number — 10^93 — is usually referred to as Bremermann's limit and problems that require processing more than 10^93 bits of information
are called 'transcomputational problems'.

(Uncertainty-based information, By George J. Klir, Mark J. Wierman)


segunda-feira, 13 de julho de 2009

Luz do Sol

Estava aqui estudando quando reparei...



Como é possível a luz do Sol estar sendo projetada acima do nível da janela???

...

...

Curioso... resolvi dar uma espiada pela janela:



Alles klar!

Era apenas o reflexo da janela do outro prédio... ufa!

domingo, 12 de julho de 2009

Hochwasser

Segue um vídeo que achei mostrando a enchente em Dresden no ano de 2002.

Algumas Fotos de Hoje

Hoje o pai e irmã do Estevam chegaram em Dresden. Fomos dar uma volta pela cidade e tomar sorvete. Segue abaixo algumas fotos do dia de hoje...


Futura Arquiteta:


Sapatinhos holandeses em Dresden:


Pedras da Paz:

Traduzindo os dizeres: Cada Pedra da Cidade Nova traz consigo as letras invisíveis: PAZ.

Amazonas


Hoje teve até índios do Brasil na TV. :)

sábado, 11 de julho de 2009

Marwa al Sherbini



No dia 1 de Julho a farmacêutica egípcia Marwa al Sherbini, de 32 anos, foi assassinada dentro de um tribunal em Dresden. Ela havia comparecido ao local para testemunhar contra Alexander, um alemão de 28 anos, quem lhe havia ofendido verbalmente. No meio da sessão Alexander sacou uma faca e com dezoito golpes matou Marwa. A única coisa que os policiais conseguiram fazer foi atirar no mardido de Marwa que também estava presente na sessão.

Veja mais sobre a notícia no Correio Cidadania ou na Folha.

Hoje houve uma manifestação na porta da prefeitura...
Veja aqui a notícia na Folha.


Farin Urlaub Racing Team



Ontem fui no show da Banda Farin Urlaub Racing Team. Meu vizinho Lothar me chamou e aceitei o convite. Não conhecia nada da banda, mas é até legalzinha. O show foi no palco que está montada na beira do Elbe. Abaixo segue um clip:



O nome fantasia do líbero da banda é Farin Urlaub, que soa como 'saindo de férias'. Antes ele participava de uma outra banda chamada 'Die Ärzte'. Um dos albuns desta banda, chamado 'Jazz ist anderers' (Jazz é outra coisa), tem o CD em forma de pizza e a caixa igual caixa de entrega de pizza. Veja a foto abaixo:



Esse album é de 2007. Não é possível que ninguém tinha pensado em fazer esta brincadeira antes... mas pelo menos não achei nada parecido na internet.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Male Restroom Etiquette

Vídeos do Youtube

Para baixar videos do Youtube estou agora usando esse script aqui que é bem legal: youtube-dl. Visite o site:
http://bitbucket.org/rg3/youtube-dl/wiki/Home

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Obama e Sarkozy

Saiba no que os chefes de estado estão mais interessados:



Veja a notícia no G1 clicando aqui.

Vocabulário de Basquete



Com internet e ajuda da professora de basquete consegui resolver as minhas dúvidas quanto ao vocabulário. Segue a lista:


  • dribbeln : drible

  • dunking : enterrada

  • wurf : arremesso

  • korbleger : bandeija

  • zuspie/pass : passe

  • freiwurf : lance-livre

  • abwehr/defense : defesa

  • offense/agriff : ataque

  • faul : falta

  • schrifttfehler : andar (infração)

  • double dribble : duplar

  • aus : fora

  • basketballplatz/feld : quadra

  • korbbrett/rückbrett : tabela

  • korb : cesta

  • rebound : rebote

  • vorlage/assist : assicetência

  • raumdeckung/zone : defesa em zona

  • mann defense : defesa homem-a-homem

  • block : bloqueio

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Stephen Fry deseja "Feliz Aniversário" ao GNU

Lá em Roma

Enquanto isso, lá em Roma...



Os chefes do G8 se reúnem para trocar receitas e experimentar uma nova culinária Global regada a muito CO2. :)

terça-feira, 7 de julho de 2009

Passeata antigreve na USP

Olha quem está nas capas dos jornais paulistas:


Alunos da USP criticam greve da universidade em "flash mob" desta quinta-feira (25)


Veja a notícia aqui.

Wikipedia


Ainda tem muito gente por ai que gosta de falar mal da Wikipedia... Pelo visto as pessoas ainda fazem como São Tomé, só acreditam naquilo que podem tocar. Parece que as pessoas só concebem aquilo que é imutável. Um autor, teve um trabalho para escrever um livro, e têm todo um embasamento por trás... E os milhares de milhões de autores que coloboram escrevendo, reescrevendo, modificando, aprimorando, ampliando a Wikipedia? O que tem mais peso: uma pessoa sozinha no mundo ou milhões que se unem com um objetivo? Bem... para tirar a prova, a Nature (revista de maior renome no meio cietífico) fez uma pesquisa em 2005 e constatou que a quantidade de erros encontrada nos artigos da Wikipedia era praticamente igual a quantidade encontrada na Enciclopédia Britannica (tida como a melhor Enciclopédia). Já estamos em 2009. Aposto que nesses últimos 4 anos a Wikipedia já superou em qualidade a Britannica. E sem sombra de dúvidas, você encontrará muitos mais verbetes na Wikipedia e eles estarão sempre mais atuais do que os da Britannica. Se as pessoas, ao invés de duvidarem e reclamarem, colaborassem, a Wikipedia poderia se tornar ainda melhor! Este é o princípio: colaboração em prol de um conhecimento livre e sem fronteiras!

Dias...


É novamente mais um daqueles dias de Charlie-Brown...

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Prof. Bikash


Estou fazendo videos aulas do Prof. Bikash da Universidade de Bombay. huahauhau! É bom para estudar e rever a matéria... e apesar do sotaque indiano (ele fala 'g' no lugar de 'z', engraçado de mais!) dá pra entender beeeem mais do que na aula em alemão.

Teoria da Informação

Coloco aqui um video sobre Shannon e sua teoria, uma das que mais tranformou o mundo no último século.

domingo, 5 de julho de 2009

Pequeno Príncipe


Ganhei de presente da Lígia uma adaptação do artista franças Joann Sfar para 'Le Petit Prince' de 'Antoine de Saint-Exupéry'.

A história é um pouco auto-biográfica... Antoine de Saint-Exupéry era um piloto que sofreu um acidente e ficou perdido no meio do deserto do Saara. Ele e seu colega ficaram uns 3 dias perdidos e com poquíssima comida e bebida. Eles estavam quase morrendo por desidratação quando um beduíno os encontrou e os salvou... Nesse estado, beirando a morte, ele teve várias alucinações... A história é relatada no livro 'O Pequeno Príncipe'.

A versão original em Francês pode ser encontrada aqui.
E a tradução para português aqui.

E abaixo seguem algumas citações retiradas do livro:

As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas.

Tu falas como as pessoas grandes. Confundes todas as coisas... Mistura tudo!

Aqui está meu segredo. Ele é bem simples. Apenas com o coração alguém pode ver o que é certo, o que é essencial é invisível aos ólhos.

O que torna belo o deserto é que ele esconde um poço em algum lugar..

A linguagem é uma fonte de mal-entendidos.

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.

Kermit the Frog


Pra fazer inveja no Léo comprei um poster para o meu quarto. =)

sábado, 4 de julho de 2009

Tchibo



Mais uma das invensões 'criativas' do pessoal daqui é essa loja chamada Tchibo. É uma loja que vende café... mas... não apenas café. Bem, todos esperam que ela venda café, coisas para café, comidas para acompanhar café, xícaras e outras coisas mais relativas a café... Mas não! Cada mês tem uma coisa diferente nada a ver... No mês passado eles vendiam lingerie e meia-calça. Agora eles estão vendendo máquina de costura, linha, agulha. Qual é a lógica? Vai entender...

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Fotos e Propinas


Aqui na Europa existem museus e igrejas onde você pode tirar foto à vontade (sem flash, claro). Em alguns não é permitido tirar fotos (sabe-se lá porque). Mas o que dá raiva mesmo são os lugares que você pergunta se pode tirar foto e o sujeito diz que se você pagar uma propina eles deixam... afff! E o mais engraçado que isto ocorre com mais freqüência nas igrejas. E a propina vira dízimo.

Tô esquecendo pra podê lembrar


Eu tô te explicando pra te confundir,
Eu tô te confundindo pra te esclarecer,
Tô iluminado pra poder cegar,
Tô ficando cego pra poder guiar.

É preciso entrar no ritmo de Tom Zé para entender como funciona a mente humana... Então, agora que estamos aclimatados, segue mais um trecho do livro de Psicologia Cognitiva.


Theories of Forgetting (Cognitive Psychology, Eysenck e Keane)

Forgetting was first studied in detail by Hermann Ebbinghaus (1885/1913). He carried out numerous studies with himself as the only participant. Ebbinghaus initially learned a list of nonsense syllables having little or no meaning. At various intervals thereafter, he recalled as many of the nonsense syllables as possible. He then re-learned the list. His basic measure of forgetting was the savings method, which involved seeing the reduction or saving in the number of trials during re-learning compared to original learning. Forgetting was very rapid over the first hour or so after learning, with the rate of forgetting slowing considerably thereafter (see Figure 6.12). These findings suggest that the forgetting function is approximately logarithmic.

(...)

It is often believed that forgetting is a bad thing, and that we should do everything we can to reduce forgetting. This belief is not altogether correct. We often need to update our knowledge, and it is actually helpful to forget the previous state of affairs. For example, when driving you might find it hard to remember the speed limit applying to the area through which you are
driving if you had a clear recollection of different speed limits during earlier parts of the drive.

Como espantar as pessoas do cinema?


Para que as pessoas não assistam o filme 'Era do Gelo 3' nos cinemas, os alemães desenvolveram uma nova técnica. Esta consiste em pegar os preços caros, confusos e sem lógica e fazer uma versão reduzida, simplificada e, por tanto, mais cara $$$ apenas para as sessões de 'Era do Gelo 3'.

Ia Fazer London



Acordei, olhei para a janela... achei que hoje ia fazer London...
Mas acabou abrindo o tempo e fez Sol.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A Percepção



A percepção não é apenas uma porta para a memória... talvez uma melhor metáfora seja uma pessoa errante caminhando pela praia... vai deixando rastro que, de vez em quando, o mar vem e apaga, parte, ou todo. Às vezes, outra pessoa que por ali passar pode seguir o mesmo caminho e chegar ao mesmo destino... ou, quem sabe, se perder e descobrir novos mares. Assim é a memória: às vezes exata, outras difusa e algumas, até mesmo, nos pregando peças...

Abaixo transcrevo um pedado do livro 'Cognitive Psychology' de M. W. Eysenck e M. T. Keane:
There is a further assumption of the levels-of-processing approach that deserves brief discussion. According to Craik and Lockhart (1972), memory traces can be regarded as records of analyses carried out during perception. As a result, brain areas involved in perception and storage of information should be reactivated when memory is tested. Brain-imaging research supporting that position is discussed by Nyberg (2002). For example, consider a study by Nyberg et al. (2003). Participants initially learned visually presented words paired with sounds. After that, they performed a recognition memory test on visually presented words paired with sounds. After that, they performed a recognition memory test on visually presented words, but were not required to remember any auditory information. In spite of that, there was increased brain activity in auditory regions of the temporal lobes. As Nyberg (2002, p.346) pointed out, this finding provides "storage evidence that perceptual information is part of memory traces".

Woda


Estava na cozinha e observei que havia um pacote estranho sobre a mesa... Não dava pra entender nada do que estava escrito, então logo conclui que era da vizinha polonesa. Dei uma olhada e descobri que era uma pacote de açúcar. Ah, tudo bem... ela foi pra casa no final de semana e trouxe um pacote de açúcar. Depois reparei que perto da porta havia 3 pacotes, cada um com 6 garrafas de 2 litros de água (woda, em polonês)... é... a água polonesa deve ser muito boa mesmo...