domingo, 31 de maio de 2009

Obama


Nesta semana Obama vem visitar Dresden... e até os StraßenBanh estão em clima de boa vindas.

Teoria da Informação no Mundo Jurídico


Existe um teorema que diz: o condicionamento reduz a entropia, ou seja, H(X|Y) é menor ou igual a H(X), havendo a igualdade apenas no caso em que X e Y são independentes. Este teorema é muito importante no mundo jurídico, pois diz que o conhecimento sobre uma outra variável aletória Y apenas reduz a incerteza sobre a variável aleatória X. Mas é muito importante ressaltar que isto é verdadeiro apenas tomando-se a média, ou seja, com o conhecimento de uma evidência específica, H(X|Y=y) pode ser maior, menor ou igual a H(X). O conhecimento de uma nova evidência pode aumentar a incerteza sobre uma variável, mas na média o que se observa é a diminuição da incerteza, pois H(X|Y) = somatório em y de p(y)H(X|Y=y) que é menor ou igual a H(X).

Zappa Plays Zappa


Ontem fui ao show 'Zappa Plays Zappa'. Foi muito bom! E ainda descobri que o Frank Zappa está morto... O show era do filho dele tocando músicas do pai, o que explica o título. :) Antes eu
estava achando que era apenas um lance meio esquisofrenico do Frank. :P

sábado, 30 de maio de 2009

sem internet

Estou novamente sem internet... e desta vez sem previsão para voltar. Deu algum problema no cabo que vai do meu quarto até o porão... então vão ter que trocar e sabe-se lá quando é que vai ficar pronto... :(

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Basteibrücke


No sábado passado fui passear mais uma vez na Sächsischen Schweiz. Desta fez fizemos uma pequena caminhada e no caminho passamos pela Basteibrücke que é um ponto turístico, e por isto estava lotado!
Coloquei as fotos aqui.

domingo, 24 de maio de 2009

Fotos


Achei engraçado o comentário do Nicolau. Segundo sua namorada, as minhas fotos estão parecendo as fotos do anão de 'Amelie Poulin'. rsss :-)

Enquanto isso, os dias por aqui estão ficando cada vez mais longos... o sol nasce às 5 horas da madrugada e se pões às 21 horas da noite. O calor está chegando... hoje chegou a fazer 30 graus. Com disse o Nicolau, estou experienciando as quatro estações de Vivaldi, o que é interessante, para quem está acostumado com apenas duas: seca e úmida.

E a vida segue... continuemos sonhando... então aproveito para citar alguns trechos do filme.

'Os anos passam – Amélie prefere sonhar até ter idade para partir.'
'São tempos difíceis para os sonhadores.'
'Quando o dedo aponta para o céu, apenas o idiota olha para o dedo!'

sábado, 23 de maio de 2009

Erasmus


Achei essas foto aqui perdida mostrando os estudantes Erasmus aqui em Dresden.

Noite Brasileira


Terça passada foi noite Brasileira no Count Down Club. Cada semana é a vez de mostrar um pouco sobre um país. As pessoas de cada lugar se juntam, fazem comidas típicas, alguma apresentação e música. No dia do Brasil fizemos caldinho de feijão, brigadeiro e um salgado que era receita da vó de alguém. Foi o que conseguimos fazer com o que achamos nas lojinhas por ai. A festa foi boa e a comida fez sucesso. ;)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Die Schweiz com Papai e Tia Alice


No final de semana passado estive com papai e tia Alice na Suiça. :)

Foi bem legal o passeio! E acabei de colocar algumas fotos nos links abaixo:

Primeiro dia.
Segundo dia.
Terceiro dia.
Quarto dia.

No primeiro dia cheguei bem cedo em Basel, deixei a mala no guarda-volume e fui dar uma volta. À tarde fui pegar o trem para Lörrach onde encontraria o papai. Já tinha olhando previamente qual seria a estação mais perto do endereço 'AlteStraße 58' em Lörrach. Desci e fui procurar o hotel... caminhei uns 30min e nada de hotel na dita rua... Depois fui ver que o nome do hotel falava 'Atlas Weil AM Rhein Hotel' e perguntando descobri que 'Weil AM Rhein' é o nome da cidade ao lado de Lörrach. Logo... o hotel deveria estar em Weil AM Rhein e não em Lörrach. Resolvi ligar para o hotel e verificar o endereço andes de pegar mais um trem e ir para em outro local errado. O recepcionista confirmou que era em Weil Am Rhein, mas disse que não havia reserva alguma em nome de 'Afonso Araújo'... Fiquei na dúvida... ir ou não ir? Depois liguei novamente e perguntei se tinha reservar no nome de 'José Carvalho' que era quem estava organizando a viagem... e aí sim! ufa! Então peguei o trem para Weil Am Rhein e depois de caminhar um tanto achei o hotel, graça ao GoogleMaps no celular! :) Chegando lá encontrei com o papai e logo tivemos que sair para o jantar, onde teve coisas típicas, inclusive uma disputa de cerrar lenha. Mais tarde um pouco tia Alice apareceu, pois ela foi através de outro vôo e demorou um pouco mais.

No outro dia fui passear com o grupo dos acompanhantes. Acabei sendo o tradutor, já que a alemão não falava muito inglês e a guia brasileira quase nada... Fomos em Badenweiler, uma vila com águas térmicas e uma ruína dos banhos romanos. Depois fomos almoçar num lugar cheio das ervas e mais tarde fomos na Prefeitura de Lörrach.

No terceiro dia fomos passar rapidamente em Basel e depois seguimos para Zürich, onde o grupo pegou o avião com destino ao Brasil e nós fomos procurar o hotel. Demos uma volta pela cidade e jantamos uma pizza.

No último dia, fizemos um último tour pela cidade e terminamos no Lago de Zürich...

Foi bom passar esses dias juntos para matarmos um pouco da saudade.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Brasilianisch


Já tinha ouvido falar que as pessoas costumam dizer que no Brasil se fala Brasileiro... e inclusive tem uma comunidade no orkut alemão chamada: "in Brasilien spricht man PORTUGIESISCH nicht BRASILIANISCH".

Estava vendo jornal e eis que o repórter vira e fala 'Brasilianisch'. Ahm? Até no jornal? Pra quem gosta de ler Paulo Coelho... isto deve ser normal.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Côte d'Azur


Agora estou com passagens marcadas para visitar o Zé Flávio em Antibes na região da Costa Azul no Sul da França. Irei dia 02.06 e voltarei dia 07.06. :) Já reservei o ônibus de Dresden para Berlin, o vôo de Berlin para Nice. Chegando em Nice pego o ônibus para Antibes... e pronto! :)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Alegria de brasileiro em cozinha alemã dura pouco


Alegria de brasileiro em cozinha alemã dura pouco... Quando cheguei a cozinha, estava uma grande bagunça, como na foto acima (embora esta seja uma foto tirada há poucos dias). Ninguém nunca lavava nada, e a bagunça se perpetuava. Alguém comentou comigo: 'talvez a pessoa, que estava morando ai antes, deixou essa bagunça, foi embora e ninguém se prontificou a lavar'. É... era uma possibilidade. Resolvi então lavar a bagunça toda. Acabei encontrando até miojo em decomposição. Nojento! Mas belo menos a cozinha ficou bonitinha. :)

Um mês depois... e vejam na foto como está novamente... affff. Além de não tomar banho, não lavam as vasilhas! Isto é que é primeiro mundo!

Um dia cheguei na cozinha e estava tudo limpo novamente. Fiquei tão surpreso... mas alegria de brasileiro em cozinha alemã dura pouco... À noite encontrei com a vizinha polonesa e comentei: 'Nossa! que bom que o pessoal resolveu lavar as vasilhas e agora está tudo mais limpo por aqui!'. E ela respondeu: 'Na-na-na-não... dá uma olhadinha ali fora...'. Cheguei na varanda e tinha uma grande caixa com todas as vasilhas sujas dentro. E ela completou: 'O Morramed perdeu a paciência e colocou tudo lá fora. Agora, ao menos, temos espaço para cozinhar'. E desde então a caixa com as sujeiras está do lado de fora intocável.

Pela progressão que as coisas andam estimo que dentro de um mês todas as vasilhas estarão do lado de fora e não restará mais vasilha alguma na cozinha...

Ah sim... é claro que existem aqueles que lavam... mas acho que mesmo estes não têm o costume guardar as vasilhas no armário. Como conseqüência o escorredor de pratos fica lotado e toda vez que lavo alguma coisa tenho que usar toda a minha habilidade e destreza para empilhar uma coisa em cima da outra sem derrubar. De vez em quando eu guardo tudo no armário, mas a impressão que tenho é que apenas eu faço isso, pois basta esperar umas 3 a 4 horas que o escorredor já está cheio de copos e pratos se equilibrando novamente.

Passagens compradas


Hoje foi o dia de comprar passagens...


Semana que vem irei para Basel (Basiléia) na Suiça, fico um dia lá. No dia seguinte vou para Lorrach na Alemanha onde irei encontrar com o papai e tia Alice. De lá vamos para Zürich e depois voltamos cada um para o seu quadrado.


Comprei também as passagens para London London visitar o Léo e Julieta. Vou dia 25.06 e volto dia 29.06. Já compramos até ingressos para assistir 'Waiting for Godot' com Ian McKellen e Patrick Stewart.


Agora só falta confirmar com o Zé Flávio... e se ele confirmar vou comprar passagens para ir visitá-lo, no sul da França, na primeira semana de Junho.

Pepinos me mordam


Esse povo alemão é muito estranho mesmo!

No café da manhã do hostel tinha pepino! Onde já se viu comer pepino no café da manhã?

Estou assistindo a aula quando a menina na cadeira da frente tira uma tupperware com pepino e começa a comer... gurke! gurke! gurke! Pepino só poderia se chamar gurke em alemão.

almoço surpresa


O almoço aqui é sempre uma surpresa... No bandeijão (mensa) temos uma tv que mostra o cardápio do dia. Ela sempre mostra uns nomes complicados e uma fotinha. Acho que nem os alemães conseguem entender, e por isto é necessária a foto. Mas... as aparências enganam. Fui comer um prato de salada, macarrão e algo que parecia um nuggets. Pensei: bem... deve ser um frango ou peixe empanado... Se bem que na República Tcheca comi um queijo disfarçado de nuggets... mas tava bom... então fui em frente! Quando fui comer, descobri que não era nenhuma das opções anteriores... era uma mistura de legumes disfarçada de nuggets. Tava bom, mas que decepção...

terça-feira, 5 de maio de 2009

Mensagens Subliminares


Nunca acreditei muito nessa história de mensagem subliminar... Para corroborar a idéia as pessoas sempre citam aquela historinha do propaganda da Coca-Cola em 1957. Bem... estava lendo o livro Cognitive Psychology: A Student's Handbook dos autores Michael W. Eysenck e Mark T. Keane achei algo que vai contra o que as pessoas vêem pregando por ai, nos bares e esquinas da cidade. Transcrevo-o abaixo:

"In 1957, it was reported in the press that James Vicary flashed the words EAT POPCORN and DRINK COCA-COLA for 1/300th of a second numerous times during the cinema showing of a film. This subliminal advertising allegedly led to an 18% increase in the cinema sales of Coca-Cola and 58% increase in popcorn sales. However, the film (Picnic) contained scenes of eating and drinking, and the increased sales were probably due to the film itself rather than the subliminal advertising. This conclusion is based on the fact that there is very little evidence from over 200 studies that subliminal advertising is effective in changing behaviour (Pratkanis & Aronson, 1992)."

Para quem tiver curiosidade aqui vai a referência citada pelos autores:
Pratkanis, A. R., & Aronson, E. (1992). Age of propaganda:
The everyday use and abuse of persuasion. New York: W.H. Freeman.

Procurando sobre o assunto, achei a seguinte figura:

Em um lugar falava que a foto foi retirada do primeiro filme LOTR 00:31. Alguém poderia conferir?

Praha


Neste final de semana fui conhecer Praga, capital da República Tcheca. A cidade fica a umas 3 horas (de trem) de Dresden. Como temos a carteira de estudante da TU podemos ir de grátis até a fronteira, Bad Schandau, e de lá pegar o trem para Praga, o que sai mais barato. :) Chegando em Praga fomos para o Hostel, que é bem localizado, mas não é tão bom... mas... deu pro gasto. Fizemos um tour pela cidade bem rápido, não deu pra conhecer muita coisa, mas foi legal. Almoçamos num restaurante e a noite jantamos. E por último fizemos um tour fantasmas pela noite de Praga. No outro dia visitamos uma fábrica de cerveja (diga-se de passagem, a cerveja pilsen foi inventada na república tcheca), fizemos um passeio de barco e um convescote. Depois tivemos um tempo livre e voltamos para Dresden. O mais legal é que estava tudo incluído e para o final de semana inteiro pagamos 39 euros e disseram que ainda sobrou, então temos que ir lá buscar. As fotos já coloquei aqui.

Walpurgisnacht em Meißen

No dia 30 de Abril teve a Walpurgisnachtfest em Meißen. Chegamos um pouco atrasados, pois ficamos esperando as pessoas que se atrasam... Fizemos uma caminhada de 3km até as ruínas onde foi a festa. Estava cheio (seja lá qual é o conceito alemão para cheio) e tivemos que esperar para entrar. Deveria ter umas 10 pessoas (contando conosco) do lado de fora esperando para entrar. Sairam 5, 10, 20, 30 e só depois que saíram umas 40 o porteiro finalmente nos deixou entrar. Não entendi a lógica, mas tudo bem, entramos. Na festa tinha uma fogueira e ao seu redor havia um grupo fantasiado (roupas de época) tocando música medieval. O local é legal, pois são as ruínas de alguma coisa. Depois ainda teve um sujeito tocando uma viola e contando estórias (não deu pra entender muito). E mais tarde um teatro mudo (este deu para entender tudo!). Depois voltamos para pegar o último trem de regresso para Dresden. As fotos estou colocando no link aqui.