Nunca acreditei muito nessa história de mensagem subliminar... Para corroborar a idéia as pessoas sempre citam aquela historinha do propaganda da Coca-Cola em 1957. Bem... estava lendo o livro
Cognitive Psychology: A Student's Handbook dos autores Michael W. Eysenck e Mark T. Keane achei algo que vai contra o que as pessoas vêem pregando por ai, nos bares e esquinas da cidade. Transcrevo-o abaixo:
"In 1957, it was reported in the press that James Vicary flashed the words EAT POPCORN and DRINK COCA-COLA for 1/300th of a second numerous times during the cinema showing of a film. This subliminal advertising allegedly led to an 18% increase in the cinema sales of Coca-Cola and 58% increase in popcorn sales. However, the film (Picnic) contained scenes of eating and drinking, and the increased sales were probably due to the film itself rather than the subliminal advertising. This conclusion is based on the fact that there is very little evidence from over 200 studies that subliminal advertising is effective in changing behaviour (Pratkanis & Aronson, 1992)."
Para quem tiver curiosidade aqui vai a referência citada pelos autores:
Pratkanis, A. R., & Aronson, E. (1992). Age of propaganda:
The everyday use and abuse of persuasion. New York: W.H. Freeman.
Procurando sobre o assunto, achei a seguinte figura:
Em um lugar falava que a foto foi retirada do primeiro filme LOTR 00:31. Alguém poderia conferir?
Tb nunca fui mto nessa história de mensagem subliminar....sempre pensei que existem outros fatores que corroboram qualquer hipótese....
ResponderExcluirFora q tive q fazer um exercício tão grande pra ler Coca Cola nessa um anel aí q tive até preguiça de tomar Coca depois...hihihi...
LEo, a foto é sim do LOTR, logo no início do primeiro filme, quando Frodo acha o anel.
ResponderExcluir