domingo, 6 de setembro de 2009

Nürnberg


Neste sábado passado fui a Nürnberg. Foi uma viagem de 4 horas ida + 4 horas volta. Ficamos apenas algumas horas na cidade, mas o suficiente para conhecer o básico. A viagem foi cansativa, mas valeu a pena. Ainda mais dividindo o ticket de grupo... ficou 10 euros ida e volta para cada. :) As fotos acabei de colocar aqui.

Nürnberg está localizada na intersecção das rotas comerciais medievais, foi uma capital não oficial do Sacro Império Romano e era a residência predileta dos reis germânicos. A cidade também é um centro de arte e guardiã das jóias da coroa.

No século XX a cidade, após a ascensão ao poder, Hitler declarou Nürnberg como sede oficial dos Comícios do Partido Nazi. A queima dos livros em 1933, de autores considerados subversivos e não conforme às ideologias nazistas, foi realizada na praça Principal no centro da cidade. Na cidade ainda foram editadas as leis de "pureza" do sangue ariano, conhecidas como as Leis de Nürnberg. Nürnberg foi a segunda cidade alemã que mais sofreu durante o bombardeamento dos Aliados, sendo somente superada na sua destruição por Dresden.

Após o fim da guerra, em Nürnberg, foi instituído do Tribunal Penal Internacional para o julgamento dos crimes de guerra e crimes contra a humanidade praticados pelos nazistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário